Gestão 2014-2017

Nossa presidente de honra é Beatriz Ilari e temos, na gestão que se renova a cada três anos, tanto membros fundadores da Associação, como membros mais recentes.

Rosane Cardoso de Araujo: Presidente

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes. Possui Pós-doutorado pela Università di Bologna / Itália (2011/2012);  Doutorado em Música pela UFRGS (2005); Mestrado em Educação pela UTP (2001); Especialização em Piano pela EMBAP (1993) e Bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (1991). É bolsista de produtividade (PQ1D)/ CNPQ  e Coordenadora Adjunta do Comitê Assessor de Área (área Linguística Letras e Artes) da Fundação Araucária / PR (mandato 2013- 2016).  Em sua atuação como pesquisadora destacam-se nas seguintes atividades: Pesquisadora participante do Miror Project  Musical Interaction Relying On Reflexion / European Community - Information and Communication Technologies (ITC) 7th Framework Programme, atuando como membro do Advisory and Liaison Board;  Pesquisadora participante do projeto Il Sapere Musicale come rappresentazione sociale/ Dipartamento di Musica e Spetacollo dell’Università di Bologna /Italia;  Líder do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical / PROFCEM (CNPQ/UFPR).

Maurício Dottori: Vice-presidente

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutor em Musica (PhD) pela University of Wales, Cardiff (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. É compositor de formação, com intensa produção, simultaneamente pesquisando Processos Cognitivos relacionados à criação musical. Publica também em Musicologia, havendo pesquisado principalmente a música colonial brasileira, e a música sacra do barroco napolitano, Davide Perez e Nicolò Jommelli.

Luis Felipe de Oliveira: Secretaria

Luis Felipe de Oliveira é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui Doutorado em Música, com área de concentração em Fundamentos Teóricos pela UNICAMP (2010), Mestrado em FIlosofia, com área de concentração em Filosofia da Mente e Ciência Cognitiva pela UNESP (2003) e é Bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência pela UNESP (2000). Em 2006 permaneceu como pesquisador visitante no Nijmegen Institute for Cognition and Information, na Holanda (atual Donders Institute for Brain, Cognition and Behaviour). Suas atividades de pesquisa e ensino se inserem na área de Música, com ênfase em musicologia, teoria e análise musicais e estudos em significação musical.

Clara Márcia de Freitas Piazzetta: Tesouraria

Foto Possui Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (1988); Especialização em Fundamentos da Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (2004); Mestrado em Musica pela Universidade Federal de Goiás (2006). Docente da Faculdade de Artes do Paraná atualmente Coordena o Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia Profª Clotilde Leinig CAEMT-FAP; realiza pesquisa sobre Musicoterapia na reabilitação da fala em afasicos pós AVC com coparticipação do Setor de Neurologia do Hospital da Clínicas do Paraná; Grande tema de estudo: Música e Musicoterapia.

Rael B. Gimenes Toffolo: Webmaster

Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) tendo estudado composição com Edson S. Zampronha, Flo Menezes Filho e regência com Jorge Salim e Samuel Kerr. Mestre em Musicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de Epistemologia e Práxis do Processo Criativo em Música. Doutor em Música pela Unesp com pesquisa na área de composição sob orientação de Florivaldo Menezes Filho. Atua como pesquisador nas áreas de cognição musical, redes neurais artificiais aplicadas à percepção auditiva, Psicologia Ecológica e historiografia Musical. Como compositor dedica-se à música instrumental, mista e eletroacúsitica com obras premiadas em diversos concursos nacionais e internacionais. É professor da cadeira de Composição e Matérias teóricas no Departamento de Música da UEM e regente da Orquestra da Universidade Estadual de Maringá.

Beatriz Raposo de Medeiros: Relações Públicas

Professora doutora na FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), desde 2003. Doutorou-se em Linguística na UNICAMP (Universidade de Campinas), em 2002. Seus estudos estão voltados principalmente para a relação entre a fala e o canto. Os aspectos investigados podem ser: comparações segmentais, comparações entoacionais ou relativas à estrutura temporal do canto e da fala. Os achados são analisados à luz de modelos teóricos que possam explicar a cognição humana a partir da relação entre estruturas cognitivas tradicionalmente consideradas como separadas, ou mesmo sequer consideradas como cognitivas, que é o caso dos movimentos corporais. Ainda, desenvolve estudos sobre a nasalidade vocálica no português brasileiro, também com base teórica de visão dinâmica, ou seja, em que o movimento dos articuladores da fala é crucial para se entender e explicar os fenômenos fonológicos das línguas. Em suas publicações mais recentes preocupa-se em especial com a explanação do modelo dinâmico fonológico denominado Fonologia Articulatória (ou Gestual). Também, dedica-se à apresentação da teoria dos sistemas dinâmicos como teoria viabilizadora de um entendimento integrador sobre os fenômenos cognitivos (lingüísticos/musicais).

Marcos Nogueira:Representante do Comitê Editorial / Editor da revista Percepta (online)

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo defendido tese intitulada O ato da escuta e a semântica do entendimento musical , Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Bacharel em Música - Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor adjunto do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ e docente do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição, na qual desenvolve projeto denominado A poética da mente musical . Pesquisador atuante nas subáreas de Composição Musical, Cognição Musical e Teoria da Música, a partir do que vem publicando trabalhos em torno do viés da pesquisa cognitiva em Música. Atua regularmente como compositor e instrumentista, desde 1987, com participações em festivais e mostras variadas de música de concerto contemporânea.

Eventos

Parceiros

Associação Brasileira de Cognição a Artes Musicais - Brazilian Association for Cognition & Musical Arts