Gestão 2011-2014

Nossa presidente de honra é Beatriz Ilari e temos, na gestão que se renova a cada três anos, tanto membros fundadores da Associação, como membros mais recentes.


Beatriz Raposo de Medeiros: Presidente

À frente da diretoria da ABCM Beatriz Raposo de Medeiros viabilizou a definição de seu Estatuto para em seguida obter o registro e o CNPJ da Associação.
Professora doutora na FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), desde 2003. Doutorou-se em Linguística na UNICAMP (Universidade de Campinas), em 2002. Seus estudos estão voltados principalmente para a relação entre a fala e o canto. Os aspectos investigados podem ser: comparações segmentais, comparações entoacionais ou relativas à estrutura temporal do canto e da fala. Os achados são analisados à luz de modelos teóricos que possam explicar a cognição humana a partir da relação entre estruturas cognitivas tradicionalmente consideradas como separadas, ou mesmo sequer consideradas como cognitivas, que é o caso dos movimentos corporais. Ainda, desenvolve estudos sobre a nasalidade vocálica no português brasileiro, também com base teórica de visão dinâmica, ou seja, em que o movimento dos articuladores da fala é crucial para se entender e explicar os fenômenos fonológicos das línguas. Em suas publicações mais recentes preocupa-se em especial com a explanação do modelo dinâmico fonológico denominado Fonologia Articulatória (ou Gestual). Também, dedica-se à apresentação da teoria dos sistemas dinâmicos como teoria viabilizadora de um entendimento integrador sobre os fenômenos cognitivos (lingüísticos/musicais).

 

Maurício Dottori: Vice-presidente e Representante do Comitê Editorial (revista impressa)

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutor em Musica (PhD) pela University of Wales, Cardiff (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. É compositor de formação, com intensa produção, simultaneamente pesquisando Processos Cognitivos relacionados à criação musical. Publica também em Musicologia, havendo pesquisado principalmente a música colonial brasileira, e a música sacra do barroco napolitano, Davide Perez e Nicolò Jommelli.


Clara Márcia de Freitas Piazzetta: Secretaria

Foto Possui Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (1988); Especialização em Fundamentos da Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (2004); Mestrado em Musica pela Universidade Federal de Goiás (2006). Docente da Faculdade de Artes do Paraná atualmente Coordena o Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia Profª Clotilde Leinig CAEMT-FAP; realiza pesquisa sobre Musicoterapia na reabilitação da fala em afasicos pós AVC com coparticipação do Setor de Neurologia do Hospital da Clínicas do Paraná; Grande tema de estudo: Música e Musicoterapia.

 

 

Antenor Ferreira Correia: Tesouraria

Doutor em música pela ECA-USP (2009). Possui Mestrado em música pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Bacharelado em Música, Habilitação em Composição e Regência, pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Professor Adjunto II da UnB - Universidade de Brasilia, Coordenador do Programa de Intercâmbio e Professor Visitante na Universidade de Örebro (Suécia), em convênio patrocinado pelo Linnaeus-Palme Programme. Atua na área de Educação a Distância como Professor Supervisor e Revisor da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de música, como percussionista, compositor e arranjador, atuando principalmente nos seguintes temas: percussão, disciplinas relacionadas à teoria da música (harmonia e análise), etnomusicologia e cognição musical. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre mapeamento e análise dos gêneros musicais brasileiros.

 

Pedro Paulo Santos: web master

Doutorando em Musicologia na USP. Mestrado em Processos de Criação Musical pela USP (2012) graduação em Música, Modalidade: Composição pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é técnico especializado em acústica da Universidade de São Paulo. Participa do Projeto Temático MOBILE - Processos Musicais Interativos dando suporte na difusão de Audio seja pela internet ou ao vivo. Membro do Comitê Científico Internacional Consultivo do 11 º Eccom - Encontro de Ciências Cognitivas da Música na Argentina (2013). Tem uma vasta experiência na realização de gravações de tradição popular de música (Escolas de Samba, jongo, candombe, capoeira), bem como gravação de música clássica, tanto por seu papel como técnico da USP, e por sua colaboração na Associação Cultural Cachuera! (2003 - 2008) que mantem uma das maiores coleções de audio sobre tradição brasileira da cultura popular.

 

Rael B. Gimenes Toffolo: Relações Públicas

Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) tendo estudado composição com Edson S. Zampronha, Flo Menezes Filho e regência com Jorge Salim e Samuel Kerr. Mestre em Musicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de Epistemologia e Práxis do Processo Criativo em Música. Doutor em Música pela Unesp com pesquisa na área de composição sob orientação de Florivaldo Menezes Filho. Atua como pesquisador nas áreas de cognição musical, redes neurais artificiais aplicadas à percepção auditiva, Psicologia Ecológica e historiografia Musical. Como compositor dedica-se à música instrumental, mista e eletroacúsitica com obras premiadas em diversos concursos nacionais e internacionais. É professor da cadeira de Composição e Matérias teóricas no Departamento de Música da UEM e regente da Orquestra da Universidade Estadual de Maringá.

 

Marcos Nogueira:Representante do Comitê Editorial (revista online)

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo defendido tese intitulada O ato da escuta e a semântica do entendimento musical , Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Bacharel em Música - Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor adjunto do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ e docente do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição, na qual desenvolve projeto denominado A poética da mente musical . Pesquisador atuante nas subáreas de Composição Musical, Cognição Musical e Teoria da Música, a partir do que vem publicando trabalhos em torno do viés da pesquisa cognitiva em Música. Atua regularmente como compositor e instrumentista, desde 1987, com participações em festivais e mostras variadas de música de concerto contemporânea.

 

 

Eventos


Parceiros

Associação Brasileira de Cognição a Artes Musicais - Brazilian Association for Cognition & Musical Arts