Chamada para submissões

A Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e o núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - FAP convidam pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais envolvidos com pesquisas em música, cognição musical, saúde e musicoterapia a submeterem trabalhos ao V NEPIM ou ao ENCAM 2, conforme anunciado nesta chamada. O processo de submissão é aberto a todos os pesquisadores interessados. Àqueles residentes no Brasil que tiverem seus trabalhos aprovados para o ENCAM 2 é necessário se associar à ABCM para participar do evento como autor. Autores residentes em outros países são isentos desta obrigação. Membros da SACCoM, AEPMIM e PsicMusE não residentes no Brasil terão desconto na inscrição do evento.

I - SUBÁREA DE CONHECIMENTO

Os processos de submissão, avaliação e programação estarão a cargo de comissão científica constituída por especialistas com reconhecida produção científica em cognição musical, musicoterapia, educação especial e áreas afins. A seleção dos trabalhos será conduzida por avaliação duplo-cega através do sistema online de submissão, o qual estará disponível de 5 de abril de 2018 a 31 de maio de 2018 através de weblink no site da ABCM.

Autores participantes do V NEPIM e ENCAM 2 - Diálogos entre a Musicoterapia e a Cognição Musical em equipe de atendimento multiprofissional devem submeter trabalhos relacionados às práticas musicoterápicas e à conjunção de música e neurociências, incluindo pesquisas sobre lesões cerebrais, amusia e afasia, além de metodologias para o tratamento, a reabilitação e a prevenção de problemas e/ou patologias. Trabalhos experimentais e relatos de experiências serão bem-vindos, desde que apresentados com a fundamentação teórica que embasou a referida ação experimental.

 

II - MODALIDADES DE SUBMISSÃO

As modalidades de apresentação são, Comunicação Oral (aberta a pesquisadores doutores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área) e Pôster (aberta a pesquisadores doutores, estudantes de pós-graduação e de graduação e profissionais da área). Todas as submissões para o V NEPIM e ENCAM 2 – Diálogos entre a Musicoterapia e a Cognição Musical em equipe de atendimento multiprofissional devem considerar o formato de resumo expandido.

 

1. Comunicação Oral

Modalidade aberta a pesquisadores doutores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área. Deverão apresentar resultados de pesquisas concluídas ou análises consistentes de resultados parciais de pesquisas em andamento. O trabalho submetido nesta modalidade deverá estar vinculado a pesquisas científicas ou experiências (de ensino especial, musicoterapia, música e saúde). As submissões deverão explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados obtidos ou análises preliminares consistentes. Cada comunicação (apresentação oral) terá duração de 20 minutos, sendo 15 minutos destinados à apresentação oral do trabalho, seguidos de 5 minutos de discussão. Ao final de cada sessão de comunicações o coordenador da sessão dará início a um debate complementar, com duração de 10 minutos, envolvendo discussões sobre possíveis interfaces dos trabalhos apresentados. As propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelo sistema eletrônico de submissões, acessado pelo sítio eletrônico da ABCM, de 5 de abril de 2018 a 31 de maio de 2018.

 

2. Pôster

Modalidade aberta a pesquisadores doutores, estudantes de pós-graduação e de graduação e profissionais da área. Deverão apresentar resultados de pesquisas concluídas, relatos de pesquisa em andamento ou projetos de pesquisa. O texto deverá apresentar problema de pesquisa, objetivos da investigação, bem como pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos envolvidos. O(a) autor(a), ou, pelo menos, um(a) dos(as) autores(as) do pôster, deverá estar inscrito(a) e presente no evento. Os resumos expandidos serão publicados no caderno de resumos (tal como submetidos) e serão apresentados no evento em sessão de exposição de pôsteres, com a presença de ao menos um(a) autor(a) por trabalho. Os pôsteres deverão ter dimensões 90 cm de largura e 120 cm de altura e permanecerão expostos em local específico até o final da sessão. O material de exposição deverá ser trazido por um(a) dos(as) autores(as) no dia da apresentação e informado à comissão organizadora do V NEPIM e ENCAM 2, no ato do credenciamento. As propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelo sistema eletrônico de submissões, acessado pelo sítio eletrônico da ABCM, de 5 de abril de 2018 a 31 de maio de 2018.

 

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

(APRESENTAÇÕES ORAIS E PÔSTERES)

 

1. Informações Gerais

Os textos dos resumos expandidos deverão ser formatados em Word Document (DOC, DOCX) e os respectivos arquivos eletrônicos de submissão (tanto de comunicações orais quanto de pôsteres) não devem ultrapassar o tamanho de 5 MB. Os idiomas aceitos são o português, o inglês e o espanhol. Os textos devem ser inéditos (não publicados, não submetidos a conselhos editoriais de publicações e não apresentados em outros eventos). O corpo dos textos submetidos à avaliação do comitê científico não deve conter identificação autoral, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de referência que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho. Os dados pessoais devem ser informados exclusivamente no formulário eletrônico de submissão.

Submissões não condizentes com o padrão gráfico descrito nesta chamada não serão avaliadas pela comissão científica.

 

Os autores de trabalhos selecionados para o ENCAM 2, na modalidade de Comunicação Oral, são convidados a enviar o texto completo (entre 15 e 20 páginas) para publicação no formato de capítulo de livro até 31 de agosto de 2018. Os trabalhos devem ter, título, resumo, palavras-chave (com as devidas traduções), notas de fim de texto, referências, exemplos musicais, figuras, tabelas, etc.

Os autores de trabalhos selecionados para o V NEPIM terão os resumos expandidos publicados no caderno de resumos.

 

2. Normas de formatação do resumo expandido para todos os trabalhos

O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, duas e, no máximo, quatro laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras e referências bibliográficas. O documento deverá ser formatado em tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser justificado e produzido em fonte Time New Roman, corpo 12, exceto no título (corpo 14). O espacejamento entre linhas deverá ser simples. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir o disposto nas normas de publicação da APA - American PsychologicalAssociation (http://www. apastyle.org/); para consulta rápida às informações básicas de formatação no estilo APA, os autores podem acessar http://www.abcogmus.org (documentos). Citações de trabalhos extraídos de resumos e abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido. O texto deverá iniciar com o Título do trabalho em letras maiúsculas e minúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

 

A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Deve incluir os objetivos do trabalho e justificar o problema estudado de forma clara, fundamentando-se em revisão de literatura. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e seja capaz de reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências metodológicas do estudo e/ou análises empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura de referência utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Quaisquer elementos gráficos devem ser inseridos no texto utilizando-se os recursos de importação dos editores de texto (tais como “inserir figura”). Os respectivos arquivos eletrônicos dos gráficos inseridos, em formato JPEG, TIFF ou GIF (com 300 dpi de resolução), devem ser enviados como documentos suplementares no processo de envio (submissão online); tais elementos não devem ultrapassar a extensão de 25% do total do texto e devem ser numerados e acompanhados de respectiva legenda descritiva com no máximo três linhas de extensão, em Times New Roman 10 e espacejamento simples. A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem incluir dados adicionais (não referidos em Resultados e Discussão), com base nos objetivos e resultados discutidos. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto e segundo o padrão disposto nas normas de publicação da APA - American PsychologicalAssociation.

 

Autocitações devem ser omitidas no corpo do texto e nas referências (versão do texto para submissão), a fim de garantir a avaliação em caráter anônimo; tais referências, quando existirem, devem ser, portanto, substituídas por “XXX” no texto de submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aprovado.

 

3. Normas de formatação do texto completo de trabalhos na modalidade comunicação oral selecionados para o ENCAM 2

 

Os autores de trabalhos selecionados para o ENCAM 2 na modalidade Comunicação Oral que desejarem encaminhar os textos completos para publicação como capítulo de livro devem considerar as orientações abaixo:

O formato da página deve ser A4, com margens (esquerda, direita, superior e inferior) de 2,5 cm; as páginas não devem ser numeradas. No topo da página inicial, o Título do trabalho (no idioma em que o texto é apresentado) deve ser editorado em Times New Roman 14, negrito, centralizado, com letras maiúsculas e minúsculas. Abaixo do título, segue-se o resumo do trabalho, entre 150 e 250 palavras (no idioma em que o texto está escrito), num único parágrafo; abaixo do resumo, dispõem-se as palavras-chave (no idioma em que o texto está escrito), apresentadas em conjunto de três a cinco, das quais ao menos três devem figurar na lista de descritores contida no sítio eletrônico da ABCM (http://www.abcogmus.org) em Documentos. Segue-se o corpo do texto, editorado em Times New Roman 12, com alinhamento justificado, espacejamento de 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 1 cm. Quaisquer elementos gráficos devem ser inseridos no texto utilizando-se os recursos de importação dos editores de texto (tais como “inserir figura”). Os respectivos arquivos eletrônicos dos gráficos inseridos, em formato JPEG, TIFF ou GIF (com 300 dpi de resolução), devem ser enviados separadamente; tais elementos não devem ultrapassar a extensão de 10% do total do texto e devem ser numerados e acompanhados de respectiva legenda descritiva com no máximo três linhas de extensão, em Times New Roman 10 e espacejamento simples. As notas de fim de texto devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em Times New Roman 9, com espacejamento simples, alinhadas à esquerda, iniciadas com o número de ordem em sobrescrito. A referenciação das citações diretas e indiretas, bem como a lista de Referências (seção final do artigo) das fontes citadas ao longo do trabalho, devem observar o disposto nas normas de publicação da APA - American Psychological Association (http://www. apastyle.org/).

Submissões a esta conferência fecharam em 2018-06-17.