Subáreas do Simpósio

Cognição Musical e Desenvolvimento da Mente Humana

Serão admitidos trabalhos que discutam a aquisição de competências musicais em diferentes faixas etárias, os processos de aprendizagem musical e motivação em contextos formais e não formais, os efeitos da música na alfabetização, o talento musical, as abordagens psicométricas das habilidades musicais, os estudos sobre superdotação musical etc. – relatos de experiências são bem-vindos, desde que apresentados com a fundamentação teórica que embasou a referida ação experimental.

Diretores
  • Rosane Araujo, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Cognição Musical e Processos Criativos

Serão admitidos trabalhos sobre comparações entre diferentes níveis de expertise musical, as abordagens dos diversos aspectos implicados na performance musical, a ansiedade e o medo em cena, as questões relativas à prática vocal/instrumental, os procedimentos composicionais, as poéticas musicais relacionadas à pesquisa cognitiva, as teorias de resolução de problemas etc.

Diretores
  • Marcos Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Cognição Musical e Processos Perceptivos

Serão admitidos trabalhos que discutam os limites da percepção humana, as teorias e métodos de abordagem da percepção musical e da memória musical, as teorias da atenção e da emoção no âmbito da prática e da fruição musicais, as análises da cena auditiva etc.

Diretores
  • Rael Toffolo, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Cognição Musical e Ciências da Linguagem

Serão admitidos trabalhos teóricos ou experimentais que envolvam os princípios das teorias linguísticas e discutam sua relação com a cognição musical, tais como estudos em fonética, fonologia e demais níveis da gramática, assim como estudos nas áreas da semiótica e linguística textual, além de estudos em ciências da fala, que envolvam aspectos vocais da fala, síntese e reconhecimento.

Diretores
  • Beatriz de Medeiros, Universidade de São Paulo - USP
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Cognição Musical e Saúde

Serão admitidos estudos acerca das práticas musicoterápicas e da conjunção entre música e neurociências, incluindo pesquisas sobre lesões cerebrais, amusia e afasia, além de metodologias para o tratamento, a reabilitação e a prevenção de problemas e/ou patologias; trabalhos experimentais e relatos de experiências serão bem-vindos, desde que apresentados com a fundamentação teórica que embasou a referida ação experimental.

Diretores
  • Clara Piazzetta, Faculdade de Artes do Paraná - FAP/Unespar
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Cognição Musical e Estudos Culturais

Serão admitidos trabalhos que relacionem cognição musical com teorias culturais, que abordem o uso da música por indivíduos de diversas faixas etárias, grupos sociais e étnicos, contextos particulares de audição e performance musicais, modos de escuta etc., que contribuam com a construção de uma teoria cultural da música, relacionada conceitual e metodologicamente com as ciências cognitivas.

Diretores
  • Antenor Corrêa, Universidade de Brasília - UnB
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


________________________________________________________

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS
Website: www.abcogmus.org