ESPAÑOL

ENGLISH

​

​

ACESSE A ÁREA RESTRITA

LOGIN

ANAIS 

Simpósio Internacional de

Cognição e Artes Musicais

APRESENTAÇÃO

É com imensa satisfação que vemos, mais uma vez, o Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, SIMCAM, agora em sua 12a edição, trazer a público um conjunto importante de comunicações de pesquisa nas diferentes subáreas da Cognição Musical. Em 2016, o evento ultrapassou pela primeira vez o número de 100 trabalhos submetidos, seja de pesquisadores experientes, seja de resultados de pesquisa de doutorado, mestrado ou iniciação científica. O principal fórum brasileiro de pesquisa em cognição musical recebeu contribuições de instituições de todas as regiões do país, além de contribuições de pesquisadores vinculados a instituições da Argentina, Colômbia, Inglaterra e Itália.

O estreitamento dos laços da pesquisa em cognição musical brasileira com a de centros de pesquisa estrangeiros, com especial destaque para os de países vizinhos, vem, a cada ano, se tornando mais consistente. Não à toa este ano marca o início de um processo de formalização de convênios e acordos de cooperação da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) com instituições da América do Sul, como a Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM) e a Asociación Colombiana de Investigadores en Psicología de la Música y Educación Musical (PSICMUSE), bem como com a Asociación Española de Psicología de la Música y la Interpretación Musical (AEPMIM) dedicadas à pesquisa na área. Essa rede de colaborações e intercâmbios representa, certamente, um passo decisivo para uma maior visibilidade e internacionalização da produção científica dos países envolvidos.

A comunidade científica encontrará nesta edição do Simpósio a publicação de pesquisas em crenças de autoeficácia, autodeterminação, motivação, autorregulação da aprendizagem, experiência de fluxo, música e linguagem, aprendizagem e tecnologia, prática deliberada, imagética musical, metacognição, desenvolvimento cognitivo, música e emoção, práticas musicoterapêuticas, memória e atenção, percepção auditiva, dentre inúmeros outros objetos de estudo e métodos em cognição da música. Os trabalhos foram programados em sessões de comunicação oral e de pôsteres, durante o evento, considerando-se alguns critérios de afinidade temática. Assim, os textos completos são aqui apresentados levando-se em conta esta ordem de apresentação. O conteúdo do presente volume, apresentado durante o evento, estará permanentemente disponibilizado no sítio eletrônico da ABCM.

Merecem todo o nosso respeito e agradecimento a equipe organizadora do IA-UFRGS, representada por sua coordenadora geral, Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos, pela iniciativa e esforço para realizar este evento tão significativo para o desenvolvimento da área no país, e a diretoria da ABCM, na pessoa de sua presidente, Dra. Rosane Cardoso de Araújo, que vem obtendo conquistas importantes para a consolidação da entidade promotora da pesquisa em Cognição Musical no país. Agradeço, pessoalmente, o convite para dirigir o comitê científico do Simpósio, assim como a generosidade com que diretores de avaliação e pareceristas aceitaram a tarefa de examinar os trabalhos submetidos.

Marcos Nogueira

Presidente do Comitê Científico

SIMCAM 12

COMISSÃO CIENTÍFICA

Marcos Nogueira (UFRJ) - Presidente

Comitê Científico-Editorial

Antenor Ferreira Corrêa (UnB)

Beatriz Raposo de Medeiros (USP)

Clara Márcia Piazzetta (UNESPAR)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Rael B. G. Toffolo (UEM)

Luis Felipe Oliveira (UFMS)

SIMCAM 12

​

XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais

 Instituição realizadora:

UFRGS

Local e data:

Porto Alegre/RS

24 a 27 de maio de 2016

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS

Rua Bandeirantes Dias Cortes, 201, Casa 3, Curitiba/PR, Brasil

CNPJ 17.781.833/0001-30

Copyright © 2019 Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais